Gilson Reis na Conape: “derrotar o bolsonarismo, o fascismo e o neoliberalismo”

“Precisaremos continuar a existir, porque não podemos, em eventual vitória do companheiro Lula, nos transformar em entidades institucionalizadas”, acrescentou

No dia 2 de outubro, a tarefa mais importante, segundo o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, será “derrotar o bolsonarismo, derrotar o fascismo, derrotar o ultraliberalismo, e derrotar tudo de ruim que nós temos no Brasil, e iniciar o processo de reconstrução” do País. Foi o que discursou no encerramento da 2ª Conape (Conferência Nacional de Educação Popular), realizada em Natal (RN).

“Essa reconstrução, meus companheiros e companheiras, na minha modesta avaliação, terá componente fundamental, que será o Fórum Nacional Popular de Educação. Precisaremos continuar a existir, porque não podemos, em eventual vitória do companheiro Lula, nos transformar em entidades institucionalizadas”, enfatizou.

“Porque a disputa nesse [eventual] governo, num País destruído, será cotidiana. E a Conape exercerá papel fundamental na disputa cotidiana da educação e nos aspectos democráticos”, completou Reis.

Encerramento

Neste domingo (17), na plenária final, depois de dois dias de trabalhos, as entidades participantes na 2ª Conape aprovaram, com alterações, o documento final da conferência. A “Carta-Manifesto da 2ª Conape” estará disponível quando a redação for finalizada.

Foram dois dias de muitos e relevantes debates, que começaram na última sexta-feira (15), em que a Contee relançou a campanha “Educação não é mercadoria”.

Atividade relevante no início dos trabalhos da Conape foi a “Caminhada da Educação”, que tomou as ruas de Natal e que deu o tom da abertura da conferência.

Agenda da Contee

Durante a Conape, a Contee realizou plenária dos delegados e delegadas que representam a base da Confederação. Houve ainda reunião de entidades brasileiras filiadas à CEA (Confederação dos Educadores Americanos).

No sábado (16), a Contee ainda realizou duas atividades autogestionadas: “A regulamentação da educação privada” e “Educação 5.0”.

Enfim, com contribuições relevantes oferecidas pela Direção Executiva da Contee, a Conape encerrou os trabalhos com conjunto de tarefas e ações a serem implementadas depois desse exitoso evento.

Fotos do segundo dia

Fotos do terceiro dia

Marcos Verlaine

Leave a reply